Otoplastia (Plástica das Orelhas)

Otoplastia em Fortaleza

A Otoplastia consiste no remodelamento e/ou reposicionamento das cartilagens auriculares, conferindo às orelhas um aspecto mais harmônico em relação à face e ao crânio do paciente como um todo.

Se você ou seus familiares estão apresentando algum prejuízo social ou pessoal por problemas auriculares, como orelhas proeminentes, orelhas muito grandes (macrotia) ou outras deformidades, a cirurgia plástica das orelhas (otoplastia) pode ajudá-los. A Otoplastia pode corrigir defeitos presentes desde o nascimento (congênitos) ou adquiridos, como traumas, por exemplo, garantindo um aspecto natural e mais harmônico para a face como um todo, melhorando a aparência e, consequentemente, a autoestima do paciente.

A Otoplastia trata especificamente

• Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia,
• Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva,
• Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.

É indicada para mim?

A otoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Crianças boas candidatas à Otoplastia são:

• Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido,
• Geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção,
• Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas,
• Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.

Adolescentes e Adultos bons candidatos à Otoplastia são:

• Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização,
• Não fumantes,
• Indivíduos com visão positiva e metas específicas dos resultados.

O que esperar da consulta?

O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a sua consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

Esteja preparado para discutir

• A razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado,
• As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos,
• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas,
• Cirurgias prévias.

O cirurgião também poderá:

• Avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco,
• Tirar fotos para seu prontuário médico,
• Discutir as suas opções e recomendar um tratamento,
• Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Recuperação:

É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com medicação para dor. Pode haver sensação de coceira sob as ataduras. É importante que as mesmas permaneçam intactas e não sejam removidas de modo algum. Se esta recomendação não for seguida, pode resultar na perda de parte da correção, sendo necessária nova cirurgia.

Resultados

A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.

Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.